segunda-feira, 16 de junho de 2008

Janela Indiscreta (1954)


Título Original: Rear Window
Tempo de Duração: 107 minutos
Ano de Lançamento (EUA):
1954
Direção: Alfred Hitchcock


Elenco

James Stewart (L.B. "Jeff" Jefferis)

Grace Kely (Lisa Carol Fremont)
Wendell Corey (Tenente Thomas J. Doyle)
Thelma Ritter (Stella)
Raymond Burr (Lars Thorwald)


Sinopse

Em Greenwich Village, Nova York, o fotográfo L.B. Jeffries (James Stewart), está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. A ociosidade o leva a bisbilhotar da janela a vida dos seus vizinhos, quando vê alguns fatos que o fazem acreditar que um crime foi cometido.


Janela Indiscreta é imperdível por vários motivos. Um deles são os diálogos deliciosos. Thelma Ritter, no papel da enfermeira particular Stella, é responsável por frases ótimas, como estas:

Viramos uma raça de xeretas.”


Sabe a quebra da bolsa em 1929? Eu a previ.”

Como fez isso?”

Estava cuidando de um diretor da General Motors. Problema nos rins. Sabia que era sistema nervoso. Por que a General Motors estaria nervosa? Superprodução. Colapso. Quando a GM precisa ir ao banheiro dez vezes por dia, o país inteiro está prestes a explodir.”


Quando um homem e uma mulher se gostam, devem se unir, de supetão, como uma batida entre dois táxis num cruzamento da Broadway, e não ficar se analisando como espécimes num laboratório.”


De sua indiscreta janela, James Stewart não presencia apenas um provável assassinato, mas outras histórias, como o da Senhorita Coração Solitário, a dos recém-casados, a do compositor, cuja música evita um suicídio, ou a da Senhorita Torso, sempre cercada de admiradores e cuja dança, sensual e espontânea, ignora os olhos do voyeur Jeff – numa cena provocante para os padrões holliwoodianos da época.


Algumas cenas marcantes: a sombra que se projeta sobre o rosto adormecido de Jeff – e logo se revela a belíssima Lisa (Grace Kely), que desperta o fotógrafo com um beijo; os olhos envergonhados de Jeff, que se voltam para o chão quando capta um ou outro momento mais caliente da vida íntima dos vizinhos, mas que insiste em continuar olhando para os apartamentos à sua frente (na verdade, a traseira dos edifícios, já que em inglês, rear significa a parte de trás); Jeff em pânico, mas sem ação, na expectativa da chegada do assassino; a cena final, com Lisa fingindo ler o livro “Além das Cordilheiras do Himalaia”, mas ao perceber Jeff dormindo, volta à sua revista de moda preferida – Bazaar.

O quarto de Jeff é a nossa sala de cinema. Jeff não responde a pergunta de Lars (Raymond Burr) – “o que você quer de mim?”– pois esta pergunta é dirigida a nós, espectadores. Jeff enfrenta o assassino com uma saraivada de flashs de sua máquina fotográfica, cegando-o momentaneamente; assim como a luz em excesso não permite a perfeita exibição do filme (o escurinho do cinema).


Em entrevista a François Truffaut, Hitchcock declarou que considerações de ordem moral não o impediriam de fazer “Rear Window”, tal era o seu amor pelo cinema. Ao que Truffaut respondeu que a moralidade no filme é simplesmente sua lucidez.


Janela Indiscreta é um dos “cinco filmes perdidos de Hitchcok”. Os outros quatro são: Festim Diabólico (Rope, 1948), O Terceito Tiro (The Trouble with Harry, 1955), O homem Que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much, 1956) e Um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958). Hitch recuperou os direitos desses cinco filmes e os deixou de legado para sua filha Patricia Hitchcock. Durante décadas os filmes estiveram longe do público, até serem relançados em 1984.